Translate

Pesquisa neste blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

II Semana Municipal de Pessoas com Deficiência Intelectuais e Múltiplas

Os professores Taynan Costa e Claúdia Rosa, participaram da II Semana Municipal de Pessoas com Deficiência Intelectuais e Múltiplas, com a apresentação de alunos "Esporte e Música", sobre a importância do esporte para as pessoas com deficiência, compreendendo o valor do esporte, da amizade e da esperança num mundo melhor.
Acreditamos que é com essas iniciativas que se constrói uma educação de qualidade.




Uma partida de Futebol no Maré das Artes

Nossos alunos apresentaram uma dança, no Festival de Inverno Maré das Artes, que envolveu todos os países que participaram da Copa do Mundo no Brasil. O Projeto "Uma Copa do Mundo na Nossa Escola" transformou a dança como ferramenta de conhecimento de várias culturas. 




Reciclagem de Papel

A EMEF Rui Barbosa participou do Festival de Inverno Maré das Artes 2014, no Espaço Educação Ambiental, levando a Oficina de Reciclagem de Papel.
A reciclagem de papel é de extrema importância para o meio ambiente, pois quando se recicla o papel, contribui-se para preservação, tendo em vista que árvores deixam de ser cortadas.








terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aqui estou eu...

Aqui estou eu
Sozinho numa rua qualquer
Estou como fome e com frio
Fui abandonado, e exilado a uma vida solitária

Estou parado na ponte
Estou esperando no escuro
Pensei que você estaria aqui agora
Por que você não está aqui?

Não há nada além de chuva
Sem pegadas no chão
Tento ouvir algo, mas não há som.

Não há ninguém tentando me encontrar?
Ninguém vai me lavar para casa?
Estou procurando por um lugar
Tentando encontrar um rosto
Há alguém aqui?
Ninguém gosta de ficar só.

Por que está tudo tão confuso?

Você me pegou no colo e me levou a um lugar novo, em sua casa
Me abrigou da chuva e me deu amor
Jurei a minha lealdade
Prometi estar sempre com você

Eu quebrei minha promessa? Eu fiz algo errado?
Por que você não está aqui agora.

Hoje não estou mais parado na ponte
Nem sozinho no escuro
Alguém me estendeu a mão
E esse alguém não é você
Ele me levou para casa
Só que diferente de você
Ele não me abandonou.


Jaíne e Gabriela - 8º ano.

A poesia acima foi escrita pelas alunas do 8ºano de nossa escola. 
Foi solicitado pela Profª Sheila Assman um recorte de uma notícia qualquer e em cima desta notícia fosse elaborada uma poesia. PARABÉNS!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Capacitação


Aconteceu no último sábado com o Psicólogo, especialista em Atendimento Clínico e Mestre em Psicologia Social e Institucional, Márcio Fransen Pereira mais um encontro de capacitação.




25 de Agosto - Dia do Soldado

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz 

 O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Por Patrícia Lopes
Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-soldado.htm

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 DE AGOSTO - DIA DA INFORMÁTICA

Dia da InformáticaMouse, monitor, teclado, placa mãe, hardware, software...
Essas são apenas algumas das palavras que surgiram depois que a informática apareceu. É tanto termo complicado e palavra difícil pra decorar que mais parece uma outra língua: o informatiquês. Isso sem contar com os termos da internet e aquele bando de protocolos. Cruzes!
E você sabe por que o dia 15 de agosto é o dia dela?
É que neste mesmo dia em 1946 os americanos apresentaram o Eniac, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo. 
Vamos dar nossos parabéns para todos aqueles que trabalham com informática no dia de hoje. Afinal, graças a Dona Informática você tem o seu computador aí na sua frente e pode navegar com a gente aqui.
Hip! Hip! Hurra! Viva a Informática! Viva!

Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/15-agosto-dia-da-informatica.html

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

32 anos de Rui Barbosa

Singela homenagem feita a profª Suzana, que completa hoje 32 anos trabalhando nas escolas do nosso município, porém sua vivência maior foi aqui na nossa escola. Parabéns profª Suzana, atualmente nossa vice-diretora. 




terça-feira, 12 de agosto de 2014

11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE

11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE

Dia do EstudanteA EMEF Rui Barbosa parabeniza todos os seus estudantes pela passagem do Dia do Estudante.

Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil. A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

O estudo leva as crianças ao crescimento saudável, a aprender a conviver com outras pessoas, a aceitar regras de boa convivência, além de dar-lhes conhecimentos para a vida, como a leitura e a escrita.
O estudante deve dar valor a escola, na oportunidade que tem de estudar, pois a vida para quem não frequenta uma escola é muito difícil e de sofrimento.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Para que serve o CEP?

Para que serve o CEP?
O CEP ajuda na localização das ruas
Quando vemos um endereço, é normal que ele apareça com o nome da rua, o número e, em alguns casos, o número da quadra e do lote, além do bairro e da cidade, não é mesmo? Mas também existe um número de oito dígitos que sempre está ali e nunca sabemos o porquê! Aquele é o CEP, sigla que significa “código de endereçamento postal”mais conhecido somente como código postal.
Mas, afinal, para que serve o CEP?
O CEP é um número criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no ano de 1971 para facilitar a separação e entrega de correspondências. Imagine se você tivesse que organizar milhares de cartas e encomendas direcionadas para os mais diversos lugares, com muitas ruas com o mesmo nome ou com o nome errado... seria uma verdadeira bagunça!
Para isso serve o CEP, pois os números sempre serão os mesmos e ajudarão as pessoas – e principalmente os carteiros e funcionários dos Correios – a não confundirem os endereços. Assim, o código postal funciona como uma coordenada, em que cada rua possui o seu número específico.
No início, o CEP só tinha cinco números, mas depois (em 1991) teve o acréscimo de três algarismos separados por um dígito, ficando com a seguinte forma: 00000-000. Mas é claro que não existe nenhum CEP por aí com todos os números zero!
Como é escolhido o CEP de cada lugar?
A escolha do CEP de uma rua não é feita de qualquer jeito. Ela obedece a um critério específico, e cada número significa uma região ou localidade. Por exemplo, o primeiro número equivale a uma das dez regiões do Brasil a seguir relacionadas:
Número 0: Cidade de São Paulo e Região Metropolitana
Número 1: Interior do estado de São Paulo
Número 2: Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo
Número 3: Minas Gerais
Número 4: Bahia e Sergipe
Número 5: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Número 6: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará e Roraima
Número 7: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins
Número 8: Paraná e Santa Catarina
Número 9: Rio Grande do Sul
Portanto, todo o CEP que começa com 3, por exemplo, diz respeito a um endereço que se encontra no estado de Minas Gerais.
Os demais algarismos do código postal referem-se a sub-regiões (cidades ou áreas de uma cidade), setor, subsetores e divisores. Os três últimos algarismos, que ficam depois do dígito, são códigos mais específicos da rua e das unidades utilizadas pelos correios. Assim, cada CEP equivale a uma rua diferente.
Você sabe o CEP da sua rua? Não? Então é melhor decorar ou anotar em um papel, pois cedo ou tarde você precisará dele. Para descobrir o número do seu CEP, é muito fácil, basta digitar o nome da sua rua no site dos Correios, que pode ser acessado aqui!

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Fonte: http://www.escolakids.com/para-que-serve-o-cep.htm

Comemoração do Dia dos Pais

Na sexta-feira, dia 08/08/2014, a EMEF Rui Barbosa homenageou os pais de uma forma muito especial. Os pais foram recepcionados com leituras relacionadas a data, brincadeiras com seus filhos e jogos. Receberam os mimos, em seguida, saborearam juntamente com seu filho(a) um café proporcionado pela escola. Após se dirigiram ao ginásio da escola, onde participaram de atividades diversas.